fueguino - definitie. Wat is fueguino
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is fueguino - definitie

Fueguino

fueguino         
adj (top Fuego+ino2) Da Terra do Fogo, América do Sul, ou a ela relativo
sm Habitante ou natural da Terra do Fogo.
Fueguinos         
thumb|upright|Representação de um fueguino (possivelmente um yagan) feito pelo artista [[Conrad Martens durante a visita do HMS Beagle à região.]]
Cão fueguino         
RAÇA CANINA EXTINTA
O cão fueguino, também conhecido como cão Yaghan, é uma raça canina extinta. Era na verdade uma variedade domesticada da raposa-andina (gênero Lycalopex), ao contrário das outras raças caninas que tem como ancestral o lobo-cinzento (gênero Canis).

Wikipedia

Fueguinos

Fueguinos são os habitantes indígenas da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul. O termo fueguino pode se referir a qualquer pessoa a partir do arquipélago.

Os fueguinos indígenas pertenciam a várias tribos, como selknam, haush, yaganes e kawésqar. Todas estas tribos, exceto os selknam, viviam exclusivamente nas zonas costeiras. Os yaghans e os kawésqar viajavam em canoas em torno das ilhas do arquipélago, enquanto os haush não habitavam a costa. Os selknam viviam no interior da Ilha Grande da Terra do Fogo e viviam principalmente da caça de guanacos. Os povos fueguinos falavam várias línguas distintas: os idiomas kawésqar e yagan são considerados línguas isoladas, enquanto os selknam falavam uma língua chon, assim como os tehuelches no continente.

Quando os chilenos e argentinos de ascendência europeia estudaram, invadiram e se estabeleceram nas ilhas em meados do século XIX, eles trouxeram consigo doenças, como sarampo e varíola, para as quais os fueguinos não tinham imunidade. A população desses povos foi devastada pelas doenças e suas populações foram reduzidas de vários milhares no século XIX para centenas no século XX.